segunda-feira, 27 de maio de 2013

Final da UEFA Champions League

Neste sábado, 25/05/13, quem gosta de esportes tratou de adiantar suas tarefas cotidianas na parte da manhã, pois a partir das 15h todos tinham que estar na sala para acompanhar a final da UEFA  Champions League, que juntamente com a Copa do Mundo, Olimpíadas e o Super Bowl, é sem dúvida um dos maiores eventos esportivos do planeta.

A final alemã em Wembley  2013, fez jus a esse patamar. Teve todos os ingredientes de um grande espetáculo e um grande jogo de futebol, onde dois excelentes times jogaram um futebol competitivo e vistoso, no aspecto físico, tático e técnico. Marcaram, defenderam, atacaram, tratando bem a bola e com respeito ao adversário.


Tenho que mencionar algumas finais inesquecíveis:

1994 –Atenas  - Milan 4 X 0 Barcelona
O Barcelona tinha um grande time, com Romário e Stoichkov e em 1992 havia ganhado seu primeiro título da Champions, vencendo a Sampdoria por 1 X 0. O Milan havia perdido a final de 93 para o Olimpique que depois teve o título caçado. O Milan deu um baile vencendo por 4 X 0.

1999 – Barcelona - Manchester United 2 X 1 Bayern
Em um jogo muito disputado, o Bayern abriu o placar no início do primeiro tempo. O Manchester virou o placar de forma espetacular com gols aos 45’ e 47’ do segundo tempo após cobranças de escanteio.

2005 – Istambul - Liverpool 3 X 3 Milan
O primeiro tempo terminou 3 X 0 para o Milan, que era o favorito, e no intervalo já comemorava no vestiário. O Liverpool de Gerard, Xabi Alonso e Luis Garcia, mudou o jogo no segundo tempo, fazendo 3 gols e levando a decisão para os pênaltis, onde venceu por 3 X 2, conquistando sua 5ª (quinta) UCL. 

2007 – Atenas - Milan 2 X 1 Liverpool
Com 2 gols de Inzaghi, o Milan venceu com uma atuação mais sólida. O time de Kaká, Seedorf e do capitão Paolo Maldini, teve a revanche de 2005 e conquistou a UCL pela sétima vez!

A final de 2013 será inesquecível para a torcida do Bayern e principalmente para Arjen Robben. O jogador holandês com uma carreira brilhante havia falhado em algumas decisões: foi mal na final de 2010 contra o Inter, mal na final da Copa do Mundo de 2010 pela seleção da Holanda e falhou na final da UCL de 2012, perdendo um pênalti na prorrogação.

Na final de 2013 ele também falhou desperdiçando duas chances na cara do gol, mas foi decisivo com a assistência para o primeiro gol e marcando o gol decisivo aos 45’ do segundo tempo.

O Borussia jogou melhor nos primeiros 20 minutos, mas não marcou graças as grandes  defesas do goleiro Neuer. O Bayern equilibrou o jogo e voltou melhor para o segundo tempo, abrindo o placar aos 15’ com Mandzukic. O Borussia cometia alguns erros na defesa, mas pressionou e conseguiu empatar aos 23’, após o pênalti “bisonhamente” cometido pelo brasileiro Dante em Reus, que foi convertido por Gundogan. O jogo estava equilibrado, mas o Bayern pressionou mais e teve a esperada e merecida vitória, conquistando seu quinto título da UCL, igualando a marca do Liverpool.


Os maiores vencedores são o Real Madrid com 9 conquistas e o Milan com 7.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário