sexta-feira, 7 de junho de 2013

NBA FINALS - 2013

Quem gosta de Basquete, não pode deixar de acompanhar as finais da NBA que sempre são disputadas em uma série melhor de 7 jogos, entre os vencedores dos play-offs das conferências Oeste e Leste.

É um grande show, considerando a organização, disputa, talento e intensidade com que os jogos são disputados. 

Comecei a acompanhar a NBA em 1991, na Bandeirantes com o Luciano do Valle. Naquele ano Michael Jordan começava a construir sua dinastia levando o Chigago Bulls a vencer seu primeiro campeonato, passando pelo Los Angeles Lakers de Magic Johnson. Claro que eu fiquei fascinado com os jogos espetaculares e virei fã da NBA simpatizando com os Lakers, graças ao estilo talentoso e carismático de Magic Johnson. Infelizmente Magic que ajudou a construir o “Dream Team” das Olimpíadas de Barcelona 92, parou mais cedo por causa do HIV.

Mas eu não parei de acompanhar a NBA e vi todas as seis conquistas do Chigago Bulls de Phil Jackson e Michael Jordan, sempre torcendo contra, mas tirando o chapéu para Jordan  que foi o melhor atleta de esportes coletivos que vi atuar. Não só pelo seu extraordinário talento, mas pela sua determinação em construir um time fantástico.

Tive que esperar até 2000 para ver os Lakers ganharem um campeonato. A espera não foi em vão, pois ganharam 3 seguidos com Shaquille O’Neal e Kobe Bryant (que foi o jogador que mais se aproximou de Jordan) e CIA sendo dirigidos pelo mesmo Phi Jackson.

Nesse meio tempo vi o bi-campeonato do Houston Hockets em 94 e 95.


Os Spurs vencendo seus campeonatos em 99, 2003, 2005 e 2007.

Em 2006 o Miami Heat ganhou seu primeiro campeonato.

Em 2008 os maiores vencedores da NBA se encontravam novamente nas finais onde o Boston Celtics superou os Lakers por 4 a 2.

Em 2009 os Celtics não conseguiram ir as finais e os Lakers venceram o Orlando Magic por 4 a 1. Mas em 2010 Celtics e Lakers se encontraram novamente, naquela que foi a série mais espetacular que pude acompanhar. Com duas viradas os Lakers venceram o jogo 7 faturando mais um título.

Em 2011 foi montado de forma polêmica o super time do Miami com Dwayne Wade, Chris Bosh e LeBron James que chegou as finais, mas foram superados pelo Dallas Mavericks de Dirk Nowitzki por 4 a 2.

Mas em 2012 o Miami venceu de forma incontestável, derrotando nas finais o Oklahoma City Thunder por 4 a 1.

Nesta temporada o Miami se reforçou ainda mais com Ray Allen e Cris Andersen e fez uma espetacular temporada regular, chegando a ficar 27 jogos sem perder.

Assim o atual campeão da NBA, venceu a conferência Leste pelo terceiro ano consecutivo. Começou varrendo o Milwalkee Bucks (4 a 0), na segunda rodada perdeu o primeiro jogo da série, mas venceu os 4 seguintes contra o esforçado e desfalcado time do Chigago Bulls. Na final da conferência precisou dos 7 jogos, mas conseguiu superar o excelente e jovem time do Indicana Pacers (4 a 3).

O San Antônio Spurs venceu no Oeste, varrendo o Lakers na primeira rodada (4 a 0), passou pelo habilidoso time do Golden State Warrios por 4 a 2 na segunda rodada e com outra varrida (4 a 0) venceu a final da conferência Oeste contra o surpreendente e ótimo time do Memphis Grizzlies.

Por ter feito a melhor campanha, o Heat tem o mando de quadra, podendo jogar 4 das 7 partidas em seu ginásio. Tem um pequeno favoritismo, mas os Spurs querem conquistar mais um título e também é um time vencedor muito bem definido por Greg Popovich.

Assim, as finais entre Miami Heat X San Antonio Spurs tem tudo para serem ótimas e muito disputadas.  
             

Por: Leonardo Domingos da Silveira


Um comentário:

  1. As finais de 2013 estão eletrizantes!!
    Série empatada em 2 a 2.

    Resultados:
    Jogo 1 = Spurs 92 X 88 Heat
    Jogo 2 = Heat 103 X 84 Spurs
    Jogo 3 = Spurs 113 X 77 Heat
    Jogo 4 = Heat 109 X 93 Spurs

    Domingo é o jogo 5!!

    ResponderExcluir