segunda-feira, 27 de janeiro de 2014


SUPER BOWL

Já que nós gostamos de assistir aos grandes eventos esportivos e também falar sobre eles, não podemos deixar de falar sobre o Super Bowl.

Eu acompanho desde 1991 o Super Bowl que é considerado pelos americanos o maior evento esportivo da Terra. Não sei se é mesmo o maior, mais certamente está entre os maiores. Acho que podemos classificar os quatro maiores eventos esportivos do planeta, sem colocá-los em ordem. São eles a Copa do Mundo da FIFA, as Olimpíadas, a final da UEFA Champions League e o Super Bowl. É preciso ressaltar que ao Super Bowl e a Final da UCL são jogos únicos, enquanto a Copa do Mundo e as Olimpíadas temos vários eventos dentro de um mês, a cada quatro anos.

Bem, no dia 02 de fevereiro de 2014 o Super Bowl XLVIII será realizado no Met Life Stadium em Nova York. O estádio é aberto e há previsão de muita neve e muito frio por lá. O inverno está muito rigoroso na terra do Tio Sam.
Seattle Seahawks e Denver Broncos disputarão o título da temporada.

Além de um mega evento esportivo, que no intervalo contará com o show de Bruno Mars e Red Hot Chilly Pepers, o Super Bowl é um gigantesco negócio que movimenta muitos milhares de dólares. Cada 30 segundos de comercial custam 4 milhões de dólares. E as gigantescas corporações investem para que os publicitários criem os anúncios que marcaram época na TV.
Sabemos que o esporte é um grande negócio, mas gostaria de destacar que eu consigo visualizar que na NFL e em muitas outras ligas (NBA, UCL etc) ainda existe uma separação entre negócios e competição. A competição ocorre no palco, ou seja, no campo, ou na quadra e ela é tão importante quanto o negócio, pois afinal ela (a competição) é a origem do negócio!
Infelizmente, temos visualizado no nosso querido Soccer (no Brasil e em outras ligas), que os negócios e também a formação e bajulação das massas de manobra, estão se sobrepondo ao essencial de uma competição, que é a disputa, o confronto dentro dos campos, onde quem é melhor ou está mais preparado deve vencer.

E falando do jogo, que é o mais importante, temos o Seattle Seahawks que fez uma grande temporada, chega pela segunda vez ao Super Bowl. Em 2005 eles perderam a decisão para os Sttelers por 21 a 10. Russel Wilson e Marshal Linch são os destaques do time.
Do outro lado o Denver Broncos com Payton Manning volta ao Super Bowl depois de 15 anos. Eles venceram em 1998 derrotando o Green Bay Packers por 31 a 24 e em 1999 venceram o Atlanta Falcons por 34 a 19.
A temperatura vai estar gelada, mas o espetáculo e principalmente o jogo serão quentes.
Então não percam o Super Bowl XLVIII dia 02 de fevereiro!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário